terça-feira, 8 de janeiro de 2008

terapias simples

SPA RAINHA TERRA
Espaço de Cultura e Terapias naturais.

Há um grande marketing em nossa cultura atual que divulga e estimula a sociedade em rumo a ambientes de inter-relação pessoais cada vez mais deficitários. O crescente processo de globalização, ao passo que aproxima culturas intercontinentais, também provoca por outro lado, o individualismo, o isolamento social, a auto-suficiência dos indivíduos que mediados pela imensa massa de informação, se locupletan navegando nas ondas cibernéticas da tecnologia de ponta.
Enquanto isto na outra ponta da convivência humana da solidariedade, da fraternidade, da cooperação mútua, da troca de saber e querer estamos cada vez mais deficitários, inexpressivos e recatados sujeitos ao turbilhão da vida cotidiana.
O resultado de tudo isso é a solidão e consequentemente o estresse passa a ser companheiro e inimigo intimo das pessoas causando todo tipo de distúrbio físico, mental e espiritual.
Nós temos a solução, não se trata de magia, é necessário o comprometimento pessoal das pessoas interessadas em uma mudança interior dispostas a viverem uma nova experiência e comprovarem seus benefícios. Deverão também estarem dispostos a prosperar em harmonia com seus semelhantes e com sua vida, assumindo a responsabilidade individual de vir a contribuir para um mundo melhor.
De nosso lado propomos mediar processo de convivência social que possibilitam aprofundar as relações, com vivências que promovam a troca dialógica de percepções, saberes e experiências.
Outra proposta é desmistificar, difundir e oferecer a oportunidade para as pessoas que responderam ao nosso chamado experienciem diversas técnicas de meditação e terapias naturais que erroneamente muitas vezes são consideradas como processos místicos. Aprender a cuidar de si mesmo, através de cursos palestrais, oficinas, atendimento pessoal, vivências para adulto e crianças.
Nossa intenção é tambén criar um grupo de cooperação mútua.
Para que isto possa acontecer construímos um espaço onde toda a arquitetura foi projetada de forma a reconectar o ser humano a natureza. Um espaço idealizado para que conheçam a si mesmo e a outras pessoas e a possibilidade de vir a ser parte de um grupo e participar de uma roda de oportunidade de crescimento pessoal e material.
Onde estamos localizados.
Estamos numa “área de proteção ambiental” envolvidos pelos córregos do sagüis que fica aos fundos, do urubu que fica à uns 900m e o lago Paranoá a 03km, esta posição geográfica , além da boa vegetação ainda preservada em volta, faz com que o lugar seja úmido e portanto um lugar bastante prazeroso contrastando com a secura de Brasília, e ao mesmo tempo muito perto.
Com uma área de 10.000m2 temos uma pequena mas bonita mata ciliar, uma vegetação predominante por cerrado senso strito. Uma faixa de campo limpo dominado por gramíneas. Ressalta na paisagem a vigor de espécies como cedro do cerrado, popularmente conhecido por capitão, permeados por delicadas flores campestre típicas da região. A área é bastante visitada por uma grande diversidade de pássaros e borboleta.
Córrego dos sagüis que fica nos fundos nos possibilita o acesso a uma belíssima cachoeira, a poucos 100 metros distante da chácara pelas águas. E nos proporciona um som de cachoeira o dia todo.
O córrego do urubu tem uma bela cachoeira e acesso livre pelas chácaras.
*[as áreas de proteção ambiental (APAS) instituídas pelo SNC, são unidades de conservação de uso direto e prevêem o uso sustentável de recursos naturais, como por exemplo: manejo florestal, visitação turística, educação ambiental e pesquisa.]
Como se chega
O acesso se faz pelo eixo norte pegando a DF 05 estrada que liga Lago Norte ao Paranoá no Km 03 e mais 2km de terra a esquerda.
Áreas Construídas
Uma sala de reunião com bancos de madeira em volta
Uma sala de refeições com 45m2 (vide foto)
Um salão com aproximadamente 140m2, com um pequeno palco, vista panorâmica, piso em terra batida, com quadros de madeira e tampos de vidro com pedras coloridas no fundo. Estes detalhes foram assim inseridos para facilitar a sensibilização ao aprendizado quanto as terapias.
Dois chalés com 22m quadrados cada para atendimento individual (vide foto)
Uma casa de banhos com banheira de hidromassagem inserida na natureza cercada com vidros em volta.
Uma sauna a lenha com capacidade para 08 pessoas.
Um ofurô em madeira cedro rosa conhecida por suas capacidades terapêuticas, com capacidade para 08 pessoas desmontado.
04 quartos
01 lojinha para venda de produtos.
Um pergolato com piso em pedra cercado pela vegetação.
Uma área para trabalhos ao ar livre, tipo arena com bancos de cimento em volta.

as atividades que serao desenvolvidas
SPA DAY
Xô estresse infantil
Atendimento individual
Cursos, oficinas
Lual, Sarau
Curso de BonKay
Grupo de cooperação mútua
Produção e venda de ervas aromáticas e medicinais entre outras.

O que é BonKay
É a arte de construir um jardim em bandeja.
É um trabalho anti-estresse.
Para se cultivar um jardim em bandeja somos obrigatoriamente levados a praticar a paciência, a concentração, e nos envolvemos na geo, hidro, aroma, cor e arte como terapias.
Através do manuseio da terra, temos uma melhor percepção das formas, cores, enfim todos os sentidos são ativados, é também uma vivência ecológica. Também pode ser um excelente coadjuvante para uma mentalidade, se programado para tal, todos os dias nasce uma nova flor, e também poderemos mantê-lo com plantas perfumadas, assim poderemos fazer a seguinte afirmação: - minha vida é um jardim, meu jardim é cheio de flores e perfuma a todos que dele se acercam.
Como é uma verdade a mente não refuga a idéia e desta maneira desencadeia um poderoso processo de cura, acalmando a mente e propiciando um bem estar.
Algumas plantas que são usadas crescem a olhos vistos; Usa-se então a seguinte afirmação: Minha vida é um jardim, meu jardim prospera abundantemente e se torna cada dia mais bonito. Entre outras afirmações de acordo com a imaginação, e os princípios, que é a correspondência da visualização e a mentalização.
É o Bonkay, portanto, a materialização das transformações possíveis no dia a dia.
SOBRE O GRUPO DE COOPERAÇÃO MÚTUA
Objetivo Geral
Estabelecer um espaço de convivência e interação para ampliar as relações interpessoais usando a cooperação mútua, o aprendizado coletivo, a geração e o aumento de renda, a apropriação de novos conhecimentos e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Objetivos Específicos
Realizar encontros vivenciais para grupos de pessoas com participação em atividades lúdicas, terapêuticas e culturais;
Concretizar uma rede de relações que propiciem trocas de bens, serviços, saberes, gerando uma roda de oportunidades que amplie as possibilidades de reintegração ao mercado de trabalho e de geração de renda.
Criar uma página eletrônica que promova a venda de produtos, serviços e competências individuais e coletivas do grupo e a divulgação de eventos culturais, científicos, passeios, oportunidades de trabalho e interação do grupo.
Promover a saúde física e mental dos participantes através da iniciação dos princípios e práticas da medicina natural e mentalidade positiva, bem como aproximar os participantes da natureza.







Relaxar - durante o Workshop os participantes terão a oportunidade de conhecer varias técnicas de meditação e relaxamento, escolher as que melhor lhe convier e levá-los pro seu dia-a-dia.
Divertir-se – oferecemos durante o dia deliciosa e farta alimentação boa musica, novos conhecimentos, que são bons ingredientes para que se divirtam.
Ampliar o número de amigos - Procuraremos formar grupos com pessoas desconhecidas com diferentes idades, profissões, etc. Como os grupos serão formados por 24 pessoas cada participante terá 23 oportunidades para aumentar seu círculo de amizades.
Prosperar – teremos ações concretas como uma pagina na internet onde centralizamos todas as oportunidades e interesses dos participantes. Procuraremos desglobalizar no geral e globalizar no particular, dando preferência dentro de suas possibilidades aos participantes.
_Serão convidados dentro de suas possibilidades e dar prioridade para seu grupo.
_Também terão a obrigação de fazer uma troca, igualando o valor do seu trabalho ao do outro.
_Faremos feiras de trocas em tempos regulares.
_Manteremos contatos regulares
Quando acontecerá?
Sempre que tiver um número de pessoas inscritas que permita formar um grupo de 24 pessoas, sendo que o esperado é um por mês.
Como será pago?
Teremos três lista de inscrições
_ Uma de pessoas que pretende pagar em dinheiro
_ Uma de pessoas que pretende pagar em produtos
_ Uma de pessoas que pretende pagar em serviço
16 pessoas que pretendam pagar em dinheiro serão chamadas primeiro para cobrir as despesas.
04 que pagarão em produtos
04 que pagarão em serviço
E estará fechado o grupo.
Qual o valor?
Como experiência pretendemos cobrar R$ 80,00 (oitenta reais) com todas as despesas pagas, ou seja, o equivalente a 02 dia de trabalho de um trabalhador braçal.
Qual o contexto socio cultural?
Pode abranger um universo muito grande de pessoas e classes sociais e profissionais, quanto mais heterogêneo mais ocorrerá as oportunidades: aposentados, artesões, desempregados, quem está em início de carreira, comerciantes, profissionais liberais, etc.
Metodologia
– o trabalho de aproximação será gradual.
O 1° dia é um dia pra perceber a si mesmo. Um dia de descontração, sair da rotina, tirar o sapato, participar, cuidar-se através dos trabalhos propostos.
2° dia - Apresentação: nome profissão, expectativas com o grupo, e recomeçará as atividades. Nestes dois dias não trataremos de negócios, os contatos serão feitos posteriormente pela internet. Nestes dois dias é para acompanhar os trabalhos propostos para trabalhar o HOJE, trabalhar o corpo.

Nenhum comentário: